domingo, 29 de maio de 2011

Movimento, Textura, Fusão e Padrão


A aula do dia 25 de maio foi destinada a vermos os últimos princípios de composição que a professora queria nos passar: movimento (foto borrada), textura, fusão e padrão.  Quando utilizamos o Shuter em 15, 8, 4, 2,1 a cortina continua aberta, fazendo com que a luz entre, o que faz a imagem sair borrada, já que os objetos se movimentam e não são fixadas congeladas. A textura poderia ser explicada como sendo rugosidades, volumes, reentrâncias, ou seja, tudo que transcende a bidimensionalidade com o apoio da luz. O padrão seria aquilo que se repete, pelo formato, pelas cores, pela estrutura. Já a fusão acontece quando duas imagens se sobrepõem. Esse tipo de composição não obedece aos limites entre os objetos em cena e a iluminação não proporciona a profundidade dos objetos. Acabam respeitando apenas a altura e a largura, fundindo-se uns nos outros.

A professora também falou sobre a composição e o fundo do tema, apontando a necessidade de eliminar o desnecessário. No momento de fazer a foto é preciso limpar a cena para que a mensagem seja mais eficiente e rápida. Quando não eliminamos o desnecessário, corremos o risco de criarmos uma cena confusa.

Como de costume, depois da teoria, a professora nos passou alguns exercícios práticos. Teríamos que compor três fotos de acordo ao que aprendemos sobre o movimento. Sendo que para isso usaríamos o ISO em 100, e o Shuter abaixo de 15 avos de segundos.  Uma foto com textura, um objeto rugoso, outra pensando no padrão, e, por fim, uma que trouxesse uma fusão. Para não perder o costume, contei com a ajuda das coleguinhas (Mari, Michele e Fabiana), elas foram minhas modelos.

MOVIMENTO 

 Shuter 13


Shuter 6


Shuter 3


TEXTURA


F: 4
ISO: 200
Shuter: 25

FUSÃO

 
PADRÃO

ISO: 200

4 comentários:

  1. Correção: o obturador com velocidades de 1/15 segundos ou menos ( ou abaixo de 15 avos de segundo)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!!! Gostei muito da sua atividade, suas fotos ficaram perfeitas, principalmente a de padrão!

    ResponderExcluir
  3. Aline, pelo o que pude perceber apesar dos seus medos e inseguranças o seu processo de crescimento e amadurecimento com as mais diversas composições fotográficas melhorou muito. Mas não melhorou no sentido de que antes as primeiras fotos eram tuins , mas melhorou no sentido de que vc deu a elas um ar mais técnico e já consegue ter um olhar clínico sobre as mais variadas formas.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Thaise, você não sabe como é bom ler isso. Essa disciplina foi uma das mais complicadas para mim, e saber que, de alguma forma, consegui aprender um pouquinho, é muito bom. Obrigada.

    ResponderExcluir