quarta-feira, 18 de maio de 2011

O Enquadramento e seus Planos


Dentre os princípios aprendidos em sala de aula, está o enquadramento.  Para chegar à compreensão do enquadramento faz-se necessário pensar em alguns passos que fazem referência não só a fotografia, mas também à pintura e ao cinema.  O pintor introduz o externo na tela; o fotógrafo subtrai do externo o que entra no quadro; o corte, que é um breve histórico do corte na pintura e no cinema; o corte é planejado de acordo aquilo que se precisa evidenciar, os planos.

Os planos podem ser abertos, médios ou fechados. Planos abertos são Grande Plano Geral (GPG) e Plano Geral (PG) que apontam grandes cenários. Esses planos são geralmente usados para paisagens. No GPG a figura humana não costuma aparecer, mas se aparece é pequeno diante da paisagem. No PG, caso não apareça a figura humana, faz uma descrição do ambiente. Se a figura humana estiver presente, esta tem que estar frente ao cenário.

Os Planos Médios podem ser Plano Conjunto (PC), que é um recorte que situa pessoas em um ambiente até 4 pessoas em destaque. Plano Americano (PA), quando uma pessoa está em destaque, pegando até o joelho. Plano Médio (PM), duas pessoas no limite da altura da cintura. Esse enquadramento é usado nos telejornais. Já os Planos Fechados podem ser Primeiro Plano (PP), altura do peito, aproximação do objeto, destacando o rosto.  Primeiríssimo Plano ou CLOSE-UP, que é quando destacamos as expressões, emoções. E por fim o Plano Detalhe (PD), que dá destaque a algo pequeno como, por exemplo, somente os olhos, somente a boca.

Como de costume, depois de vermos a teoria, a professora nos orientou a pormos mais esse princípio em prática. Para tanto, dividiu a sala em trios para sairmos e produzirmos uma foto utilizando cada um dos planos aprendidos. Saímos Sheila, Thaise e eu. Para os planos GPG, PG e PC aproveitamos a paisagem da feira de roupas proporcionada pela vista do Mercado Municipal de Cachoeira. Para as demais fotos, nós mesmas posamos.
Grande Plano Geral

Plano Geral


Plano Conjunto

           
Plano Médio

Plano Americano
Primeiro Plano
Primeiríssimo Plano ou CLOSE-UP
Plano Detalhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário