sábado, 21 de maio de 2011

Dando Sentido a Imagem


Na última aula, discutimos sobre a denotação a conotação na imagem. Para discutir esses conceitos faz-se necessário fazermos menção de outros dois termos, significado e significante. O significante é uma parte perceptível, formada por sons e imagem, seria o plano da expressão. Já o significado ou plano do conteúdo, é a parte inteligível, o conceito. Então, a denotação nada mais é que a decorrência da união entre o significante e o significado, ou seja, entre o plano da expressão e o plano do conteúdo. A conotação por sua vez, seria o resultado do acréscimo de outros significados equivalentes ao significado de base da palavra. Por exemplo, quando ouvimos a palavra casa podemos pensar na imagem de uma construção (sentido denotativo), ou em lar (sentido conotativo).

É importante frisar que o sentido conotativo, reveste-se de impressões, valores afetivos e sociais, sejam eles negativos ou positivos, por isso, vai diferir dependendo da cultura, da classe e da época. Quando o que estamos observando é uma imagem, o sentido conotativo estará no significado subjetivo da cena. Examinamos e interpretamos o significado da cena observada. A imagem pode nos proporcionar a leitura sob duas feições. A estrutural, que vai responder pela capacidade de denotação da imagem; e a intelectual, que responderá pela habilidade de conotação da imagem.

Após a parte teórica, fomos pôr em prática o que aprendemos. A professora nos pediu que fizéssemos a composição de um quadro fotográfico que expressasse alguma emoção. Teríamos que assinalar o sentido conotativo da composição, sem deixar de lado os princípios já aprendidos em outras aulas (foco, enquadramento, moldura, regra dos terços, legenda etc), abertura e tempo/velocidade, mas dessa vez ficamos à vontade para escolhermos quais usar.

Saímos em grupo. Para compor minha foto, pedi a ajuda da colega Thaise. Pensei em um dos lugares da faculdade que tem o poder de suscitar em nós alunos um misto de emoções, a Xerox. É lá que nós nos angustiamos e nos desesperamos em meio a tanto material para copiar, principalmente alunos como Thaise que pagam passagem todos os dias para chegar à faculdade; aliviamos-nos quando não precisamos comprar determinado livro, já que o professor fez o favor de disponibilizá-lo para tirarmos a xerox.; enfim, é um lugar que tem um certo poder sobre nós. Para fazer a foto, usei moldura (o que parece uma janela por onde pedimos o material a ser copiado), enquadramento em plano médio, e tentei centralizar a colega o máximo possível, já que ela era meu elemento principal. A abertura (F) foi 8.0, o Shuter 125 e o ISO 400.
Alunos ficam angustiados com o número de material que têm que copiar, não só pela quantidade de leitura, mas também pelos gastos.


Um comentário:

  1. Nossa, eu estou impressionada com a criatividade do pessoal com essa atividade... tive tanta dificuldade pra pensar no que fotografar... mais impressionada ainda com o fato de que Thaíse é modelo em 90% dos blogs! Kkkkkk
    Beijo!

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