quinta-feira, 2 de junho de 2011

*O Doce Gosto do Aprendizado *


Fotografia! Nunca mais conseguirei olhar qualquer que seja com os mesmos olhos. Comecei as aulas de fotojornalismo com a ideia de que seria uma das disciplinas mais agradáveis que teríamos em nosso currículo, mas logo descobri que, além de agradável, ela seria uma das mais difíceis, pelo menos para mim. A professora tem o talento de nos prender com a fascinação que ela demonstrava em cada aula, em cada princípio ensinado, porém, quando partíamos para a parte prática, eu me via perdida, confusa, repassava em minha mente o que havia sido exposto por diversas vezes. Esses momentos tinham o poder de me fazer ficar triste, quando a foto não ficava do jeito que eu queria, ou muito alegre e surpresa quando alguém dizia o quanto legal a foto ficou.

Depois de um tempo, percebi a importância da parte prática, era uma forma de confirmar ou não o aprendizado, e que aprendizado! Hoje, me pego analisando as fotos, imagens em geral, pensando no enquadramento e foco usados, nas possíveis molduras, se há regra dos terços... Os princípios ficaram tão marcados em nossa mente que estávamos reunidos em meu aniversário, tirando fotos, quando uma gritou que tal foto ficou com uma moldura. Agora vejo que as aulas, teóricas e práticas, me proporcionaram grande aprendizagem, talvez não tenha sido o ideal, mas sem dúvida não sou mais a mesma, não mais penso nas fotos apenas como, belas como forma de arte, como uma atividade prazerosa, mas também como uma técnica, como algo que pode suscitar inúmeras discussões, como as vistas nos seminários.


 As aulas de fotojornalismo tiveram o poder de revelar que posso ser capaz de algumas coisas que até então eu não sabia. Fotografar não era uma das minhas preocupações, era apenas um passatempo feito de “século em século”, nunca pensei que conseguiria manter um blog, ainda mais contando minhas experiências, ou que veria a fotografia com tamanha importância como vejo agora. Com o poder de recordar, trazer para perto pessoas tão distantes, poder de transmitir uma informação importante para o público. Só depois das aulas pude medir a importância do fotojornalismo para a comunicação, o que, sem dúvida, é imprescindível para futuros jornalistas, que não podem ficar preocupadas apenas com a estética da foto, mas acima de tudo com a mensagem que ela pode transmitir.

Consigo perceber que houve um crescimento, quando comparo as primeiras fotos com as mais recentes, vejo mais ousadia, mais esforço para acertar, e mais incrível, elas realmente estão certas, podem não estar bonitas artisticamente falando, mas sei que através delas pude passar os conteúdos que aprendi. O fato de termos que dividir a máquina fotográfica, de certa forma, nos atrapalhou um pouco. A pressa para estar de volta na sala no momento marcado, pressa em fazer a foto para poder passar a vez para o colega. Contudo, isso também foi decisivo para meu crescimento, ter o auxílio do colega, compartilhar a aprendizagem, fez com que aprender ficasse muitooooooooooooo mais prazeroso.


Um comentário:

  1. Tenho que vim avaliar o blog dessa menina. Mas avaliar o que? É uma perfeição quando começa a ler cada postagem de Aline. Sempre muito preocupada com os detalhes e deixar o post da forma que a professora pediu. Parabéns Aline, os princípios do fotojornalismo está presente aqui no seu blog. Creio que se alguém quiser aprender a fotografar 'tecnicamente' e tiver seu blog como orientação, essa pessoa só não aprende se quiser.

    ResponderExcluir